domingo, 17 de novembro de 2013

A Religiao Maia

Os Maias acreditavam que o mundo era controlado por deuses poderosos.Para lhes agradar, os Maias realizavam rituais como sacrificios de sangue.Foram o primeiro povo da America a desenvolver um sistema de escrita.Eram exelentes astronomos e matematicos, que inventaram os calendarios complexos baseados nos movimentos dos planetas .Para os Maias, a ciencia e a arte tinham uma finalidade religinosa e os planetas e as estrelas eram deuses.
Os reis maias, que acreditavam que se transformariam em deuses depois da morte, sepultados debaixo de templos de pedra.
O tumulo real mais famoso é o templo de inscrições de palenque.
Era o rei Pacal, o grande,que morreu em 683d. C.














sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Libia






Tendo a Libia um rico historial, a sua bandeira mudou ao longo dos acontecimentos.
Esta é a mais recente, tendo substituído a que identificava o regime de Kaddafi. No entanto, muitos guardaram a Bandeira da Monarquia tendo em vista uma revolução contra o regime do ex-ditador. Foi o que aconteceu e neste momento, a bandeira oficial adoptada pelo Conselho Nacional da Revolução é a que está na imagem.
Voltando um pouco atrás, esta bandeira foi adoptada em 1951, após a criação do Reino da Líbia. Em 3 de Agosto de 2011, foi novamente aprovada como simbolo oficial daquele país.
O seu desenho deve-se a Omar Faiek Shennib e aprovada pelo Rei Idris Al Senussi (Emir de Cirenaica e Rei da Libia).
As cores foram escolhidas por diversas razões:
O encarnado por causa do sangue sacrificado para a liberdade da Libia.
O preto para lembrar os dias negros dos libios ocupados pelos italianos.
O verde para representar a sua riqueza principal : a agricultura.
A estrela e o Crescente é uma homenagem ao Rei Idrissi.
Só como nota de curiosidade, a bandeira verde usada por Kaddaffi estava relacionada com a sua filosofia política. Ideias que escreveu no seu Livro verde. Esta também é a cor que simboliza o Islão....
Tal como o país que passou por diversas fases, as suas bandeiras têm muito historicismo.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Angola




A Bandeira de Angola foi adoptada a 11 de Novembro de 1975 e tem o encarnado e o preto como suas cores principais.
O Encarnado representa o sangue vertido pelos angolanos nas lutas contra a opressão colonial, pela libertação e defesa da pátria.
O preto significa o continente africano.
A amarela representa as riquezas do país
A roda dentada simboliza os trabalhadores e a produção industrial
A catana simboliza os camponeses, a produção agrícola e a luta armada
Por fim, a estrela simboliza a solidariedade internacional e o progresso.
Muito simples mas com enorme significado histórico.

Dinamarca





A Bandeira dinamarquesa ou Dannebrog é uma das mais antigas que ainda continuam em uso. Também se dá o nome de "Pano Honorável".

A cruz que se estende pela bandeira está igualmente plasmada nas outras bandeiras dos países nórdicos, Suécia, Finlândia, Noruega e Islândia. 

Ao contrário de todas as outras bandeiras, esta não foi feita por humanos. De acordo com os mitos ela caiu dos céus durante a Batalha de Reval em 1219. Desde então a Bandeira não mais mudou de formato.

Foi pelo facto da bandeira ter surgido durantes as cruzadas que a cruz representa o cristianismo e a cor vermelha a bravura e coragem dos cavaleiros cruzados. 

Outra explicação é que a Cruz do Danneborg é semelhante à cruz de São Filipe. 


Reza a lenda que a Bandeira da Dinamarca caiu do céu na Batalha de Reval na Estónia por volta de 1219. No entanto apareceu no dia 15 de Junho de 1219 em Lyndanisse. Em 1500 a bandeira que o Rei Hans havia perdido na derrota na Alemanha do Norte era a Dannebrog. 559 anos mais tarde, Frederik II recapturou a bandeira e pendurou na Catedral de Scheswig. 

A ideia da cruz é associada à cruz do sonho que o Imperador Romano Constantino teve em 312. Foi antes dessa batalha que ele se converteu ao cristianismo.

Canada




A bandeira do Canadá é uma das mais bonitas em todo o Mundo. Já alguém questionou qual a razão de ter uma folha como simbolo?

A folha de Bordo (ou a maple leaf) é uma árvore típica no Canada. No entanto, a sua utilização da bandeira tem a ver com o facto de representar historicamente o povo do Canadá. 

As duas barras verticais encarnadas significam o oceano pacifico e o Atlântico, que por razões geográficas banham toda a América do Norte.

A barra branca significa o Canadá. 

É curioso verificar que as cores branco e encarnado foram oficialmente reconhecidas pelo Rei George V a 21 de Novembro de 1921......

Então quando foi adoptada a Maple Leaf? A 15 de Fevereiro de 1965.

Esta maravilhosa criação surgiu da cabeça de três homens. Gunter Wyzsechi ajudou à coloração, Jacques Saint Cyrile com a folha de bordo estirilizada e George Bist com as proporções. Foi criado um comité Parlamentar para ajudar na criação da nova bandeira canadense.

É sem duvida uma das bandeiras que mais chama a atenção, não só pelas cores mas sobretudo pela folha que traz.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Halloween


Ola a todos.
Hoje e dia de halloween.
Divirtem-se a assustar a gente na noite de:



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ourico cacheiro

Ola a todos .
O meu blog e os amigos picudos  querem ajudar os ouricos cacheiros ele esta a desaparecer  nos queriamos a vossa ajuda para ajudarmos o:



ourico europeu
ourico pigmeu africano

ourico ourelhudo



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mexico


Bandeira do México








A bandeira do México é um tricolor vertical com o brasão de armas nacional colocado no centro.

O verde, o branco e o encarnado foram sempre as adoptadas, no entanto o seu significado foi mudando ao longo do tempo. 

Esta bandeira foi adoptada em 1968, tendo sofrido quatro modificações no seu brasão de armas.

Antes de irmos ao Brasão de armas, vamos ao significado das cores.

Estas cores foram adoptadas no estandarte do Éxercito das Três Garantias de Agustin de Iturbide, sendo que o verde significava independência da Espanha, o branco a religião e o encarnado a união entre europeus e americanos. Já antes, vários estandartes utilizados estão ligados à bandeira mexicana, no entanto é com Iturbide que o verde aparece pela primeira vez, substituindo o azul. Em 1821 o Governo Imperial decretou para sempre as cores verde, branco e encarnado como as cores oficiais da bandeira mexicana. 

Como se disse, o significado das cores foram sendo alterados durante as várias modificações. A secularização do país liderada por Benito Juarez levou a que o significado das cores se mantivesse até aos dias de hoje.  Assim sendo, o verde representa a esperança, o branco a unidade e o encarnado o sangue dos herois nacionais. No entanto, há quem considere que o encarnado significa a religião, muito importante no país mexicano.


Falemos agora do brasão de armas, que foi alterado ao longo dos anos.

Na primeira bandeira nacional, a águia apresenta-se com uma coroa representando o império. No entanto, na segunda bandeira relativo ao período 1823-1864, a águia não está coroada e a serpente encontra-se entre as garras da pata direita. Foi feito uma adição de um ramo de carvalho e outro de loureiro. Na terceira nova alteração, desta vez com quatro águias douradas colocadas nos quatro cantos.  Na ultima versão adoptada em 1968, a águia aparece de perfil e não de frente. 
Na actual bandeira, a águia aparece segurando uma serpente. A águia está pousada num cacto que se encontra numa rocha e se ergue no meio de um lago. Por fim, as ramas de frutos que estão no brasão na parte inferior, está rodeado de uma azinheira e de um louro. Elas representam o Martírio e a Vitória daqueles que deram a vida pela pátria mexicana. 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Finlândia

A Historia da Filandia e:

















Os primeiros suecos desembarcaram na costa finlandesa na época medieval. Os reis suecos estabeleceram as primeiras regras no país em 1249. Pouco tempo tempos, o país foi agregado e completamente colonizado pela Suécia. O sueco tornou-se a língua oficial nobreza, administração e educação. O finlandês tornou-se uma língua secundária, falada principalmente pelos camponeses e pelo clero. O Bispo de Turku era a pessoa preeminente na Finlândia antes da Reforma Protestante.
Durante a reforma, grande parte do país aderiu ao luteranismo. No século XVI, Mikael Agricola publicou os primeiros trabalhos escritos na Finlândia, a primeira universidade do país, "The Royal Academy of Turku", foi inaugurada em 1640. O país passou por uma grave fome entre 1676 e 1697, e cerca de um terço da população morreu. No século XVIII, uma intensa guerra entre Suécia e Rússia acarretou em duas ocupações da Rússia no país, foi a Grande Guerra do Norte, na qual a Suécia enfrentou Rússia, Dinamarca, Noruega e a República das Duas Nações. Ao fim, a guerra tornou-se um conflito concentrado entre Suécia e Rússia, a chamada Guerra Finlandesa.
Um dos factos mais rescentes da história finlandesa é a aderição à União Europeia em 1995 juntamente com a Austria e Suécia.

Quenia

A Bandeira da Quenia e:









A bandeira do Quénia não tem uma história muito enriquecedora, no entanto as suas cores têm aspectos curiosos.

Antes de mais, o escudo representa a cultura do povo guerreiro Maasai.

A cor preta significa o continente africano.

O encarnado a valentia

O verde as riquezas naturais

O branco a paz e harmonia.





Macau

A Bandeira de Macau e:















Esta bandeira foi adoptada em 1999, data da transferência da soberania de Portugal para a República Popular da China, pelo que o seu significado está ligado também à história da própria China e não propriamente à região de Macau.

As cinco estrelas simbolizam a unificação de Macau à China. Note-se que também a bandeira da China tem cinco estrelas. 

A flor de Lotus, preferida dos macaenses, está a desabrochar sobre as estrelas que representam a China, significando a prosperidade e o desenvolvimento. 

A pétalas representam a Península de Macau bem como as suas ilhas Taipa e Coloane. 

Representando a especificidade do ambiente de Macau estão a Ponte e a Água do Mar. 

A bandeira verde de Macau é interessante do ponto de vista sociológico, apresentando algumas das características mais importantes da região e dos seus habitantes. 

Grecia

A Bandeira da Grecia e:









A Grécia passa por dificuldades enormes, mas nem por isso deixa de ter uma história interessante. A sua cultura, o seu passado merecem respeito e na hora das dificuldades é que se vêem quem são os mais fortes. 

A cruz simboliza a ortodoxia grega, a religião predominante na Grécia. As restantes listas significam cada uma das sílabas das palavras "Liberdade ou Morte". Esta forma actual só foi adoptada na Grécia em 1978.

Irlanda

A Bandeira da Republica da Irlanda e:











Esta bandeira apela à diversidade de cores. Verde e laranja ficam muito juntos e parece que o povo irlandês foi contagiado por esta obra de arte. 

O verde representa a tradição gaélica

O laranja representa os adeptos de Guilherme de Orange.

O branco "faz" as tréguas entre o verde e o laranja. 

A bandeira foi adoptada em 1919 durante a guerra da independência. Constitucionalmente foi "plasmada" em 1937. 

Foi Thomas Francis Meagher quem introduziu esta bandeira em 1848. Contudo foi em 1916, na Revolta da Páscoa que o tricolor chegou a ser adoptado como bandeira nacional. Não confundir esta bandeira com a da Costa do Marfim, já que a bandeira do país africano tem as cores invertidas. 













segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Panama

Ola.
A Bandeira do Panama tem significados:








A bandeira do Panamá parece que sai de um circo. Transporta alegria e vivacidade.
 O Azul representa o Partido Conservador da Colômbia que participou na guerra dos mil dias.
O Panamá esteve envolvido neste conflito, por na altura fazer parte do estado colombiano.
 O Encarnado representa o partido liberal colombiano, que também participou nesse conflito.
 O branco, como não poderia deixar de ser, representa a paz e união. A estrela azul significa a pureza e honestidade que deve reger a vida do país.
 A encarnada representa a autoridade e a lei que impõem essa pureza e verdade no seio da comunidade.
 Com o objectivo de unir o país depois da Guerra dos Mil Dias, as autoridades criaram esta bela obra de arte.








quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sérvia

Olá.
Existe um castelo que é uma impressionante Fortaleza de Golubac, do século 14, conta com 7 torres imponentes e foi palco de muitas batalhas. Os níveis mais baixos da fortaleza realmente estão submersos no Danúbio, tornando a sua conservação um tanto quanto notável. Ela permanece como uma das mais belas fortalezas medievais do país. Fica na entrada do desfiladeiro de Djerdap, mais uma atração imperdível de sua aventura de trem na Sérvia.




Fortaleza de Golubac, Sérvia

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

domingo, 8 de setembro de 2013

Jordania

Na Petra há o túmulo de Petra que é um das 8 maravilhas do mundo.



Portugal

Olá malta.
Hoje veremos um monumento dedicado a um escritor que escreveu o livro Os Maias que foi Eça de Queirós que nasceu em Póvoa de varzim mas tem uma estátua em Lisboa.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Teotihuacán

A maior cidade da mesoamerica era teotihuacán  no México, fundada em 150 a.c. No apogeu , em 500 d.c., era a sexta maior cidade do mundo, com uma população de cerca de 1 50 000 a 200 000 pessoas.É possível que teotihuacán fosse a capital de um império,embora nao se sabiaqual ac sua dimensão.Teotihuacán era dominada por duas enormes pirâmides,que serviamde templos aos deuses.


terça-feira, 2 de julho de 2013

Pinturas

Vincent Van Gogh nasceu em 30 de março de 1853,no ano 1889 pintou o retrato chamado «A noite estrelada».








segunda-feira, 1 de julho de 2013

Beethoven

Olá.
Beethoven escreveu o hino da alegria e é muito bonito, olha vamos ouvir.













 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Japão

Olá.
No Japão há a torre de Tóquio que é um dos pontos mais turístico e tem exactos 333 metros de altura, treze metros mais que a Torre Eiffel, na qual foi inspirar.



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Tailândia

Olá.
Na  Tailândia há um monumento chamado sculpture,monuents,temples in Thailand.
Sculpture, monuments, temples in Thailand. Stock Photo - 11961683

quarta-feira, 12 de junho de 2013

domingo, 9 de junho de 2013

Império Asteca

No Império Asteca existe a cidade do lago foi construida sobre pântanos no meio do lago Texcoco.