domingo, 17 de novembro de 2013

A Religiao Maia

Os Maias acreditavam que o mundo era controlado por deuses poderosos.Para lhes agradar, os Maias realizavam rituais como sacrificios de sangue.Foram o primeiro povo da America a desenvolver um sistema de escrita.Eram exelentes astronomos e matematicos, que inventaram os calendarios complexos baseados nos movimentos dos planetas .Para os Maias, a ciencia e a arte tinham uma finalidade religinosa e os planetas e as estrelas eram deuses.
Os reis maias, que acreditavam que se transformariam em deuses depois da morte, sepultados debaixo de templos de pedra.
O tumulo real mais famoso é o templo de inscrições de palenque.
Era o rei Pacal, o grande,que morreu em 683d. C.














sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Libia






Tendo a Libia um rico historial, a sua bandeira mudou ao longo dos acontecimentos.
Esta é a mais recente, tendo substituído a que identificava o regime de Kaddafi. No entanto, muitos guardaram a Bandeira da Monarquia tendo em vista uma revolução contra o regime do ex-ditador. Foi o que aconteceu e neste momento, a bandeira oficial adoptada pelo Conselho Nacional da Revolução é a que está na imagem.
Voltando um pouco atrás, esta bandeira foi adoptada em 1951, após a criação do Reino da Líbia. Em 3 de Agosto de 2011, foi novamente aprovada como simbolo oficial daquele país.
O seu desenho deve-se a Omar Faiek Shennib e aprovada pelo Rei Idris Al Senussi (Emir de Cirenaica e Rei da Libia).
As cores foram escolhidas por diversas razões:
O encarnado por causa do sangue sacrificado para a liberdade da Libia.
O preto para lembrar os dias negros dos libios ocupados pelos italianos.
O verde para representar a sua riqueza principal : a agricultura.
A estrela e o Crescente é uma homenagem ao Rei Idrissi.
Só como nota de curiosidade, a bandeira verde usada por Kaddaffi estava relacionada com a sua filosofia política. Ideias que escreveu no seu Livro verde. Esta também é a cor que simboliza o Islão....
Tal como o país que passou por diversas fases, as suas bandeiras têm muito historicismo.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Angola




A Bandeira de Angola foi adoptada a 11 de Novembro de 1975 e tem o encarnado e o preto como suas cores principais.
O Encarnado representa o sangue vertido pelos angolanos nas lutas contra a opressão colonial, pela libertação e defesa da pátria.
O preto significa o continente africano.
A amarela representa as riquezas do país
A roda dentada simboliza os trabalhadores e a produção industrial
A catana simboliza os camponeses, a produção agrícola e a luta armada
Por fim, a estrela simboliza a solidariedade internacional e o progresso.
Muito simples mas com enorme significado histórico.

Dinamarca





A Bandeira dinamarquesa ou Dannebrog é uma das mais antigas que ainda continuam em uso. Também se dá o nome de "Pano Honorável".

A cruz que se estende pela bandeira está igualmente plasmada nas outras bandeiras dos países nórdicos, Suécia, Finlândia, Noruega e Islândia. 

Ao contrário de todas as outras bandeiras, esta não foi feita por humanos. De acordo com os mitos ela caiu dos céus durante a Batalha de Reval em 1219. Desde então a Bandeira não mais mudou de formato.

Foi pelo facto da bandeira ter surgido durantes as cruzadas que a cruz representa o cristianismo e a cor vermelha a bravura e coragem dos cavaleiros cruzados. 

Outra explicação é que a Cruz do Danneborg é semelhante à cruz de São Filipe. 


Reza a lenda que a Bandeira da Dinamarca caiu do céu na Batalha de Reval na Estónia por volta de 1219. No entanto apareceu no dia 15 de Junho de 1219 em Lyndanisse. Em 1500 a bandeira que o Rei Hans havia perdido na derrota na Alemanha do Norte era a Dannebrog. 559 anos mais tarde, Frederik II recapturou a bandeira e pendurou na Catedral de Scheswig. 

A ideia da cruz é associada à cruz do sonho que o Imperador Romano Constantino teve em 312. Foi antes dessa batalha que ele se converteu ao cristianismo.

Canada




A bandeira do Canadá é uma das mais bonitas em todo o Mundo. Já alguém questionou qual a razão de ter uma folha como simbolo?

A folha de Bordo (ou a maple leaf) é uma árvore típica no Canada. No entanto, a sua utilização da bandeira tem a ver com o facto de representar historicamente o povo do Canadá. 

As duas barras verticais encarnadas significam o oceano pacifico e o Atlântico, que por razões geográficas banham toda a América do Norte.

A barra branca significa o Canadá. 

É curioso verificar que as cores branco e encarnado foram oficialmente reconhecidas pelo Rei George V a 21 de Novembro de 1921......

Então quando foi adoptada a Maple Leaf? A 15 de Fevereiro de 1965.

Esta maravilhosa criação surgiu da cabeça de três homens. Gunter Wyzsechi ajudou à coloração, Jacques Saint Cyrile com a folha de bordo estirilizada e George Bist com as proporções. Foi criado um comité Parlamentar para ajudar na criação da nova bandeira canadense.

É sem duvida uma das bandeiras que mais chama a atenção, não só pelas cores mas sobretudo pela folha que traz.