sábado, 19 de abril de 2014

Portão de Brandeburgo

Portão de Brandenburgo é um dos principais símbolos da capital alemã e está localizado na maior cidade do país, Berlim. Por ordem do rei prussiano Frederico Guilherme II, o Portão de Brandenburgo foi projetado pelo arquiteto Carl Gotthard Langhans, seguindo o estilo neoclássico, com doze colunas dóricas de estilo grego, cinco vãos centrais e seis colunas de cada lado.

Foto: Cassius Puodzius- Berlim/Alemanha – (Portão de Brandenburgo)

Sobre o arco está a estátua da Deusa da Paz grega Eirene, em uma biga puxada por quatro cavalos, chamada “quadriga”. Essa escultura foi executada pelo artista Johann Gottfried Schadow, porém finalizada posteriormente à abertura do portal, no dia 6 de agosto de 1791. Em sua vista frontal as dimensões são: 26 metros de altura, 11 metros de profundidade e 65 metros de largura.

Este portal era muito importante, porque era um acesso direto para o rei do palácio real através do “Tiergarten”, (Grande parque que funcionava como um lugar de caça para os reis da prussia). Em Outubro de 1806, tropas francesas de Napoleão Bonaparte atravessaram o Portão de Brandenburgo, invadindo Berlim, e para simbolizar a dominação francesa, Bonaparte leva quadriga para a cidade de Paris, na França. A quadriga retornou para Berlim apenas no ano de 1814, após a guerra da libertação, e então recebeu uma cruz de ferro e uma águia prussiana a mando de Frederico Guilherme III.

Foto: Cassius Puodzius- Berlim/Alemanha – (Portão de Brandenburgo)

O arquiteto Johann Heinrich Stack, projetou em 1868, dois pequenos pavilhões sobre as colunas nas extremidades do portão. No final da II Guerra Mundial, o portão e a quadriga foram danificadas. Depois do fim da guerra, a cidade de Berlim ficou dividida em quatro setores: Leste (soviético), Oeste (americano, britânico e francês).

As autoridades soviéticas praticamente destruíram em 1950 a quadriga, quando a retiraram mais uma vez. Depois de muitas discussões refundiram a escultura. Em 27 de setembro de 1958, a quadriga foi instalada novamente, no alto do Portão de Brandenburgo.

Com a construção do Muro de Berlim, as portas ficaram interrompidas para o tráfego de pedestres e automóveis, durante 28 anos. Somente depois da queda do muro, no dia 9 de Novembro de 1989, foi reaberto o Portão de Brandenburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário