domingo, 25 de maio de 2014

Buda de Ouro

Buda de Ouro, cujo nome oficial em Língua tailandesa é Phra Maha Suwan Phuttha Patimakon, (พระพุทธ มหา สุวรรณ ปฏิมากร, grande estátua do Buda de Ouro), é a maior estátua de ouro maciço no mundo, e um dos mais preciosos tesouros da Tailândia e do budismo.
Ele está localizado no Wat Traimit, um pequeno templo do Budismo teravada localizado no distrito de Samphanthawong, no Yaowarat, na Chinatown de Bangkok, na Tailândia.
Figuras de metal do Buda feitas na Índia, costumavam serem levadas para vários países da Asia para a instalação. A estátua do Buda de Ouro foi provavelmente construida na Índia em partes, e montada no local. Posterioramente foi completamente colada para impedir que fosse roubada.
De acordo com algumas hipóteses, a obra foi realizado durante o período Sukhothai (1238-1438),e estava localizada em um wat de Ayutthaya até a segunda metade do século XVIII.
Quando os birmaneses sitiaram a cidade, em 1765, o valor da estátua foi oculto com um revestimento grosso de estuque e pintada diversas vezes com tinta cor de ouro. Foi assim que foi salva do saqueamento, quando a cidade foi completamente destruida em abril de 1767, um evento que encerrou o glorioso reino de Ayutthaya.
O real valor da estátua permaneceu em segredo durante quase dois séculos.
Durante o reinado de Rama III (1824-1851) a estátua foi levada para o Wat Phrayakrai, no Yaowarat em Bangkok, e mesmo conservando o revestimento áspero de estuque era a estátua principal.
No início dos anos 1930, obras de reconstrução nos bancos do rio Chao Phraya perto Chinatown, exigiu a demolição do antigo templo. Apesar do fato de que a estátua não era tão atraente, sua destruição não foi uma opção. Assim, decidiu-se move-la para o recem construido Wat Traimit, um pagode de menor relevância situado na mesma área. Como o templo não tinha um edifício suficientemente amplo para abrigar a estátua, ela foi conservada no pátio sob um telhado de zinco por 20 anos.
Em 1955  um novo edifício foi construído e os monges decidiram instalar a estátua dentro dele. Ao ser movida por cabos, um destes se rompeu e a estátua caiu, um evento que foi visto como um mau presságio pelos trabalhadores, que fugiram do local, deixando a estátua sobre o solo. Era a época das chuvas e, como para confirmar o mau presságio, uma tempestade inundou parcialmente a cidade durante a noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário